Receita de Bolo de Laranja (versão pequenina)

22:03

Acho que descobri uma das curas mais eficazes para o stress: cozinhar! E aqui estou eu outra vez. Mais uma noite, mais uma coisinha doce, ao som de boa música. =)

Sim, é verdade que parece que só faço doces mas, em minha defesa, estou sem gás em casa, o que significa que não posso usar o fogão e o único forno que tenho é daqueles eléctricos bem pequeninos. Ainda assim, consegue-se fazer coisas boas com poucos recursos. =P

Passada a "small talk" do costume, passemos à receita!

Ingredientes:
2 ovos
150 gramas de açúcar
100 gramas de manteiga
2 laranjas, uma pelo sumo, outra pela raspa
Leite q.b.
1 colher de sopa de óleo
150 gramas de farinha
1 colher de chá de fermento



Modo de Preparação:
Como sabem, mas nunca é demais lembrar, a primeira coisa a fazer é aquecer o forno (para esta receita, a 180º) e untar muito bem a forma com manteiga e forrar com farinha.
Depois é começar a juntar os ingredientes! Primeiro são os ovos e o açúcar, como vemos abaixo.



Depois, junta-se a manteiga derretida, o sumo de uma laranja (que eu esmaguei com as minhas próprias mãos, por não ter espremedor xD) e a raspa da outra laranja. Bate-se tudo muito bem.

Por fim, junta-se a farinha, passada pela peneira, e o fermento. No final, acrescentei um pouquinho de leite para o bolo ficar mais macio, provavelmente o equivalente a duas colheres de sopa. Acrescentei ainda uma colher de sopa de óleo. "Óleo?", perguntam-se vocês. "Mas que coisa estranha para se estar a acrescentar". É só um pormenor, na verdade, para quem gosta dos bolos um bocadinho mais húmidos. Garanto que não interfere nada com o sabor. ;-)


No final, a massa deve ter mais ou menos este aspecto. Não se preocupem com os pedacinhos da raspa da casca de laranja, é perfeitamente normal que eles lá estejam, embora possam dar um aspecto um bocadinho inacabado à massa. Não lutem com eles, que eles não se vão desfazer.



Resta levá-lo ao forno. 40 minutos depois, deverá estar prontinho! Se não estiver - verifiquem com um palito ou com um garfo, como eu, que descobri que não tenho palitos em casa xD - não se preocupem nem entrem em pânico. É só deixá-lo no forno mais um bocadinho. Uns cinco minutos devem chegar. Digo isto porque tive mesmo de o deixar lá ficar um tempinho extra (sim, o meu fogãozinho mal dá conta do recado, coitado xD). Não se esqueçam de o deixar arrefecer antes de o desenformar, para não acontecerem desastres culinários, mesmo na recta final. =P



Bom apetite! Para dúvidas, sugestões de outras receitas e comentários, podem deixá-los aqui ou em sofialivronoronha@gmail.com.

You Might Also Like

0 comentários