Receita de Cupcakes Simples

21:13

Cá estou eu de volta às receitas! Quem diria que as minhas férias iam ser tão doces?


Desta vez, a aventura foi um bocadinho mais demorada e complicada. Decidi dar uma chance aos tão apreciados cupcakes.
Como sou nova nestas andanças, ando sempre à procura das receitas mais simples. Se eu consigo, qualquer um consegue. ;-)


Então aqui vai. A primeira coisa a saber acerca dos cupcakes é que são, nem mais nem menos, queques com recheio colorido. Aplicam bem a máxima de que os olhos também comem. =) É claro que, tendo a receita base, o que tem graça é dar largas à imaginação e personalizá-los tanto quanto possível.


Comecemos, então, com a base.


Ingredientes:
250 gramas de farinha
200 gramas de açúcar
100 gramas de manteiga
2 ovos
2 a 3 chávenas (de café) de leite
1 colher de sobremesa de fermento
Raspa de um limão


Modo de preparação:
Aquecer o forno a 180º.
Misturar todos os ingredientes num recipiente - uma vez mais, a ordem é indiferente. Não esquecer de peneirar a farinha antes de a acrescentar à mistura.
O resultado deverá ser uma espécie de creme mais ou menos espesso.
Dividir a mistura pelas formas para queques. Eu usei formas médias, o que deu para 19 cupcakes. Ter em atenção que devem estar cheias apenas até meio, para evitar que o conteúdo transborde.
Leva-se ao forno durante cerca de 25 minutos.


O resultado deverá ser mais ou menos este.


Passemos então à cobertura! Eu decidi fazer uma cobertura de baunilha e usar várias cores.


Ingredientes:
1 colher de chá de essência de baunilha
200 gramas de manteiga
200 gramas de açúcar confeiteiro
Corante (eu usei amarelo, vermelho e verde e misturei-os para dar cores diferentes)


Modo de preparação:
Na batedeira, mexer a manteiga a temperatura ambiente com a essência de baunilha, em velocidade baixa. Juntar aos bocadinhos o açúcar até obter um creme fofo e espesso. Se necessário, aumentar a velocidade da batedeira quando todos os ingredientes já estiverem no recipiente.
No meu caso, para obter várias cores, separei o creme em vários recipientes e acrescentei uma a duas gotas de corante, como se vê na fotografia. Mexe-se até se obter a cor que se pretende.



Por fim, é só juntar o creme ao queque. O ideal é usar uma seringa de pasteleiro - coisa que eu não tinha em casa e tive de improvisar, daí as linhas terem sido menos precisas. No entanto, pode-se optar só mesmo por espalhar o creme por cima do queque. Esta é a parte que nos convida a puxarmos pela imaginação e, apesar de ser a mais trabalhosa, é também a mais divertida!
Aqui está o resultado final.



E pronto! É verdade que esta é uma receita que dá um certo trabalho e exige um bocadinho de paciência, mas vale mesmo a pena quando se ouve uns "uaus!" só de olhar para eles. Divirtam-se com a decoração e deliciem-se a comê-los!
Um obrigada muito especial à minha mãe, que teve a paciência de alinhar na brincadeira e de resolver brilhantemente a falta de seringa de pasteleiro!



Já sabem, caso surja alguma dúvida, é só fazer uso da caixinha de comentários ou mandar um e-mail para sofialivronoronha@gmail.com.

You Might Also Like

2 comentários