Receita de bolachas com pepitas de chocolate

21:38

Pois é, ultimamente tenho atendido à vontade de me meter em aventuras culinárias, já que tenho tempo para isso.

Esta é uma receita super simples. Encontrei várias versões na internet mas esta é, sem dúvida, a maneira mais fácil de se fazer, sem perder nada em sabor ou aspecto. Aqui vai!

Ingredientes:
90 gramas de manteiga
100 gramas de açúcar mascavado
200 gramas de farinha de trigo
170 gramas de chocolate preto em barra
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de fermento em pó
1 ovo
Leite quanto baste (sim, sim, o meu é dos Açores xD)



Pré-aquecer o forno a 175ºC. Forrar dois tabuleiros grandes com manteiga e farinha. Eu só tinha um, por isso, tive de repetir umas quatro vezes o mesmo ritual. Ainda assim, não rouba tanto tempo quanto parece.
A maioria das receitas diz para ir juntando os ingredientes aos bocadinhos. Eu decidi pôr tudo ao mesmo tempo, excepto o chocolate preto, num recipiente e pôr literalmente as mãos na massa! Há que ter em atenção que é preciso peneirar a farinha antes de a juntar à mistura.
Mexer todos os ingredientes até que se forme uma massa semelhante à que está em baixo (desculpem a foto meia embaciada mas, no meio de tanta farinha, o telemóvel não ficou impune =P).


Formar bolas pequenas e depois espalmá-las no tabuleiro. Não esquecer de manter uma distância considerável entre elas (pelo menos 1cm).

Só falta juntar o chocolate! Há receitas que recomendam o uso de pepitas de chocolate, mas eu prefiro partir o chocolate preto de culinária em pedaços como os da fotografia.



Depois é só pôr os pedacinhos em cima da massa e levar ao forno durante 20 minutos.



E voilá! Nada mais fácil! =)
Em caso de dúvida, usar a caixinha de comentários ou contactar-me através de sofialivronoronha@gmail.com.


Bom apetite!

You Might Also Like

2 comentários

  1. estas medidas dao para mais ou menos quantas bolachas?

    ResponderEliminar
  2. Olá, Joana! Dá para umas 12 bolachas, mas eu costumo fazê-las bem grandes, como se vê na fotografia. Se fizer mais pequenas, dá para muito mais!

    ResponderEliminar